VOCÊ SABE ESCOLHER PROTETOR SOLAR?

O verão chegou, os dias são mais longos e aproveitamos sempre que possível em atividades ao ar livre, seja andando de bicicleta no parque, nas piscinas e praias. A atividade física ativa a circulação sanguínea fazendo com que os nutrientes cheguem até a pele, aumentando a produção de endorfinas, que dão bom humor, melhora a autoestima e causa relaxamento.

A exposição solar faz bem à saúde, melhora o humor e também algumas doenças de pele como o vitiligo e a psoríase. Para aproveitar todos esses benefícios é extremamente importante a aplicação do protetor solar para que não haja manchas causadas pelo sol.

A radiação causa muitos danos, como o envelhecimento precoce, aparecimento de rugas, melasmas, flacidez e até mesmo um câncer de pele, sem contar as famosas queimaduras. Pesquisas recentes mostram que uma pequena parte da população usa protetor solar, e os que usam o faz de forma incorreta, não protegendo de maneira eficaz dos raios ultravioletas.

ALGUNS ERROS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMETER

  • Usar uma quantidade menor de protetor indicado;
  • Não aplicar o protetor periodicamente;
  • Esquecer de passar em partes que ficam expostas ao sol (Ex: braço, perna, costas);
  • Comprar um protetor com FPS (Fator de Proteção Solar) menor do que o necessário;
  • Só no caso de exposição de pele intencional (praia, clubes) usar protetor;
  • Se não alcança alguma parte do corpo, para não deixar de passar peça ajuda para alguém;
  • Não use protetor solar vencido.

Existem alguns tipos de protetores como creme, gel, spray, sérum, com cor, em mousse e até proteção solar via oral, além, é claro, das variações para o uso adequado para cada tipo de pele. Lembrando que se quiser usar a maquiagem com protetor solar, certifique-se que ela contenha proteção de amplo espectro (contra raios UVA e UVB).

É importante lembrar que essas informações devem estar na embalagem do produto. Saiba que esses cuidados não devem acontecer apenas com a pele, mas com o cabelo, pelo fato do sol causar danos nos fios e também nos lábios – para não descascarem e ferirem. Vale a pena investir em um protetor labial com proteção solar.

            COMO ESCOLHER?

 Nos cabelos ou áreas pilosas de preferência aos filtros incorporados em xampus, condicionadores, soluções capilares ou sprays.

  • Para peles ressecadas, preferir cremes, loções ou fluidos:
  • Peles oleosas toleram melhor os géis, gel-creme enquanto que as áreas de lábios requerem bastões próprios para mucosas e é uma boa opção para áreas sensíveis com região acima e embaixo dos olhos devido a boa fixação, evitando que o produto escorra e irrite essa região;
  • Os protetores físicos ou minerais são os mais indicados para as crianças e pessoas alérgicas devido a sua alta proteção e menor poder irritativo, o problema é que os produtos mais antigos eram espessos e de difícil aplicação. Atualmente, existem várias opções com a cosmética mais agradável. Outro ponto positivo para esses produtos é a sua maior resistência ao suor e a água.

 E SEMPRE VALE A PENA LEMBRAR:

1) O dano solar é cumulativo;

2) O bronzeamento é a resposta ao dano cutâneo provocado pelos raios UV;

3) Evite exposição solar entre 10 e 14 horas. Planeje atividades para o início da manhã ou, preferencialmente, no final da tarde;

4) Proteja a pele com roupas e equipamentos adequados;

5) Use corretamente protetores solares de amplo espectro;

6) não esqueça de ingerir muita água!

Dra. Gina Bressan – Especialização em dermatologia pediátrica
CRM – 2148
RQE- 13878

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest