MUITO ALÉM DA RECUPERAÇÃO DE ACIDENTES

A Fisioterapia é uma especialidade que atua em diversas áreas importantes, inclusive na prevenção de lesões musculares e desordens sexuais.

Um fisioterapeuta trabalha sem contato com o paciente para diagnosticar, tratar e prevenir lesões que podem ser causadas por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas. Um exemplo de atuação desse profissional na prevenção é a ginástica laboral, que algumas empresas disponibilizam seus funcionários. Na entrevista a seguir, um fisioterapeuta Eveline Esteves explica um pouco mais sobre a faixa de possibilidades da área e como essa alternativa pode beneficiar os pacientes.

QUAIS AS ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO DA FISIOTERAPIA?

Como especialidades reconhecidas pelo Conselho de Fisioterapia: Fisioterapia em Acupuntura, Aquática, Cardiovascular, Dermatofuncional, Esportiva, em Gerontologia, Trabalho, Neurofuncional, Oncologia, Respiratória, Traumato-Ortopédica, Osteopatia, Quiropraxia, em Saúde da Mulher, Fisioterapia em Terapia Intensiva.

PARA PROCURAR UM FISIOTERAPEUTA, NECESSARIAMENTE, UMA PESSOA TEM QUE PASSAR ANTES POR UM MÉDICO?

Embora a Fisioterapia seja um tratamento indicado por médicos, o paciente não precisará passar antes por esses profissionais. O fisioterapeuta tem autonomia para avaliar, diagnosticar e rastrear metas de tratamento de diversos problemas.

COMO É MONTADO UM CRONOGRAMA DE TRATAMENTO PARA OS PACIENTES?

O cronograma de tratamento é traçado a partir de uma anamnese detalhada, um exame minucioso físico, análise de exames de imagens, laboratórios já realizados e claro, como queixas causadas pelo paciente.

COM RELAÇÃO À FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA, O QUE ELA TRABALHA?

Sou especialista em uroginecologia e disfunção sexual, que são subáreas da Fisioterapia na saúde da mulher (não é divulgado dessa forma além das mulheres, também atendemos homens e crianças). Nessa especialidade, trabalhamos com a musculatura do assoalho pélvico, que fica na parte inferior da pelve. Esse grupo muscular é responsável pela função vesical, sexual, intestinal e também tem a função de sustentar os órgãos internos da pelve.

 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA HOMENS E MULHERES?

Essa especialidade otimiza as funções do piso pélvico, prevenindo ou restaurando danos nos mesmos. É possível aplicar em diagnósticos de incontinência urinária, gases fecais e genitais (bexiga caída, reto caída, útero caída ..), hipermobilidade uretral, bexiga hiperativa, urina residual, bexiga neurogênica, constipação intestinal, entre outros. Não que diz respeito às disfunções sexuais na mulher tratadas: desejo hipoativo, desorgasmia / anorgasmia, vaginismo, dor na penetração, falta de lubrificação e flato vaginal. No homem: redução precoce e disfunção erétil.

COMO FUNCIONA ESSA REEDUCAÇÃO MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO E QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Através da reeducação muscular é possível evitar ou tratar todas as disfunções citadas. O tratamento é feito a partir do exame clínico e anamnese, onde os melhores recursos são propostos, manual de técnicas terapêuticas, eletroestimulação intracavitária, radiofrequência, infravermelho, exercícios de kegel, cones vaginais, vibroterapia, dilatadores, etc.

Renata Alencar (Jornalista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest