FIQUE ATENTO AOS SINAIS DO SEU CORPO

O nosso corpo é sábio e sempre sinaliza quando algo não está bem nos diversos órgãos que possuímos. Essa sinalização não é diferente nas suspeitas de doenças gastrointestinais. Dores, má digestão, queima e queimação no estômago, sangramento oral ou retal, constipação ou intestino solitário, fissuras anais, falta de apetite e perda abrupta do peso são alguns dos sinais que denunciam que algo pode não estar bem.

      Muitas vezes, essas manifestações são transitórias e não representam risco de vida ou motivo de preocupação. Podem ser usados, inclusive, uma alimentação exagerada, consumo de bebida alcoólica, bem como o uso de alguns medicamentos ou uma tensão emocional do dia a dia.

Outros casos podem estar relacionados com doenças mais sérias. Certamente, o excesso de preocupação ou o desespero diante dos sinais citados não contribuem em nada. Mas o desprezo ou negligência também não é o melhor caminho.

Para todos os efeitos, em caso de dúvida, o melhor é procurar um especialista, já que em situações em que uma pessoa não consegue fazer uma distinção entre algo meramente passageiro ou que seja um fato causado por alguma coisa mais preocupante.

Apesar de alguns problemas ter como base uma questão hereditária, sempre considerar que os cuidados com o corpo e as atitudes preventivas podem evitar muitos transtornos e ser o principal expediente para uma vida com qualidade. E essa expectativa de uma forma geral é alcançada pelo meio de nossos hábitos, principalmente no que se refere a ingerimos

Orlando Ribeiro Prado Filho
Cirurgião do Aparelho Digestivo
CRM 11477 / RQE 9.705

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest