ARTRITE PSORIÁSICA

    Artrite psoriásica é uma inflamação da articulação que acompanha uma doença cutânea, chamada psoríase A psoríase da pele é uma doença que afeta entre 1 a 2% da população em geral, enquanto uma artrite psoriásica afeta de 10% a 30% dos pacientes que sofrem de lesão cutânea da psoríase. A maioria das pessoas tem esta doença entre 20 e 30 anos, afetando homens e mulheres na mesma proporção. 

     A lesão de pele antecede, na maioria das vezes, uma inflamação articular, sendo que em poucos casos as alterações ocorrem ao mesmo tempo (pele e artrite). Os principais pontos de alteração articular são: uma coluna vertebral (dor e dificuldade de movimento) e os dedos das mãos (dificuldade de preensão), levando a destruição articular, se não tratado.

OUTROS MEMBROS

     Pode atingir também os joelhos e os dedos dos pés. Quando atinge várias articulações ao mesmo tempo (poliartrite), é possível uma outra doença reumatológica chamada artrite reumatóide. Além da pele e das articulações, os tendões (nas articulações) e as unhas também são freqüentemente afetadas.

     Na maioria das vezes, a evolução da artrite psoriásica é lenta. As lesões de pele são de aspecto em escamas prateadas e que sangram para retirar essas escamas. São lesões com várias formas e bem delimitadas, que podem estar localizadas em várias partes da pele e também em couro cabeludo e região umbilical.

     Nas unhas, podem parecer lesões causadas por fungos. Outras manifestações que podem ocorrer na artrite psoriásica são os olhos (conjuntivite 20%, uveite 7%, irite, episclerite e eye dry). 

       O tratamento é realizado de acordo com uma fase da doença, mais leve ou mais agressiva em relação aos medicamentos, se as lesões são mais ou menos intensas. Podemos controlar como crises de inflamação e dores muito bem com a medicação disponível no mercado. Diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para uma boa qualidade de vida.

 

FELIPE ROCHA LOURES
CRM 29.821
Residência em Reumatologia-UEM – RQE.23105
Docente de Medicina – UNICESUMAR 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest