CAUSAS E SINTOMAS DO TERÇOL

Embora não seja contagioso, o problema pode causar diversas manifestações eincômodos aos olhos

O terçol é uma infecção de origem bacteriana que surge nas glândulas das pálpebras superiores ou inferiores. O problema se manifesta como um nódulo avermelhado e doloroso que fica localizado na parte interior ou exterior da pálpebra.

É comum que apresente um ponto branco no meio da inflamação que o assemelha a uma espinha, devido ao pus que se acumula na região. Outros possíveis sintomas do terçol são coceira, secreção, lacrimejamento, inchaço do olho e sensibilidade dos olho s à luz.

O terçol se manifesta quando há obstrução e contaminação das glândulas sebáceas e a contaminação destas por uma bactéria, geralmente pela Staphylococcus aureus. Um dos principais fatores de risco para seu surgimento é a blefarite, condição que causa o aumento da secreção gordurosa nas pálpebras, formando placas com aparência de caspas nos cílios.

OUTRAS POSSÍVEIS CAUSAS
Outros fatores de risco comuns incluem inserir lentes de contato sem higienizar as mãos, não retirar a maquiagem antes de dormir e usar cosméticos vencidos. Estresse e flutuações hormonais também são fatores que levam a esta condição.

É importante também ressaltar que o terçol não é contagioso, não havendo, portanto, necessidade de isolamento do paciente.

Pode ocorrer a manifestação de mais de um terçol simultaneamente, ou seja, várias glândulas podem infeccionar ao mesmo tempo, formando um ou mais terçóis na região.

Para um diagnóstico preciso e para eventuais dúvidas a respeito deste assunto consulte seu médico oftalmologista.

Pin It on Pinterest