ONDE ENCONTRAR O ENTUSIASMO?

Há alguns anos era comum as empresas e até governos levarem seus colaboradores para um grande hotel; contratavam gurus do empreendedorismo ou da motivação, que ministravam, em metade do tempo, casos emocionantes, histórias divertidas, e piadas. Na outra metade eles passavam alguns conceitos e aplicavam uma aparente dose de injeção de ânimo.

Todos saiam destes ambientes turbinados, uns caminhavam até três meses com a excitação recebida no encontro; outros, com dois meses, toda aquela efervescência ia esfriando; alguns, com menos de um mês, entravam num processo de desânimo total e acabavam ficando pior, por não funcionarem na vida deles algumas das dicas repassadas pelos palestrantes.

Nada contra as palestras de encorajamento, o problema de algumas destas preleções é que elas pretendem motivar as pessoas a partir de elementos de fora delas. Bater metas, aumentar vendas, poder comprar um carro novo, ganhar uma passagem para viajar nas férias, ser promovido, ter o salário ou regalias e privilégios aumentados, podem dar uma certa animada, tudo isso parece ser bom, no entanto, é passageiro, não garante uma motivação permanente.

ATITUDES IMPORTANTES
O ser humano mais motivado que já pisou na face da Terra declarou: “A verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas”. No que é que você gasta mais tempo e não vê o relógio correr? Que atividade ainda que lhe canse e lhe desgaste física ou emocionalmente você não vê como trabalho?

O que fazer para desenvolver uma verdadeira motivação? 1 – busque objetivos com significado pessoal relevante; 2- instigue sua curiosidade, tenha grande vontade de saber mais e de conhecer coisas novas, não tenha medo do desconhecido; 3 – caia fora de pessoas, lugares e situações que querem lhe controlar, não permita que tomem decisões por você; 4 – a motivação intrínseca pode ser aumentada em situações em que as pessoas obtêm satisfação de ajudar os outros; 5 – invista tempo de qualidade no relacionamento com pessoas que reconhecem sincera e gratuitamente o seu valor.

Viva com entusiasmo, saiba que essa palavra etimologicamente é “ter um deus dentro de si”, que o seu Deus seja com “D”, maiúsculo, ele energiza todo o seu espirito, aviva plenamente sua alma e torna saudável todo o seu ser, na verdade, motivação real começa aí.

Robson Brito