OPÇOES DE TRATAMENTOS DA ODONTOLOGIA

Quando se pensa em saúde e bem-estar, dificilmente associamos à saúde bucal. Lembramos dos exames de rotina, das atividades de lazer e até da alimentação, mas às vezes acabamos deixando de lado o cuidado com os dentes. Entretanto, a odontologia tem um papel fundamental que influencia diretamente em nosso cotidiano, e é tão importante quanto à saúde do corpo em geral.

A cirurgiã-dentista,  Márcia Matsumoto Marques  explica como cada tratamento pode melhorar  muito a qualidade de vida e bem-estar.

Exodontia de terceiros molares (cisos)

Como regra geral, todos os dentes impactados devem ser removidos, a menos que a remoção seja contraindicada. A cirurgia é mais tranquila  entre 17 e 20 anos, onde a raiz ainda está incompleta.  Sendo que a extração desses dentes, quando bem indicada  previne doença periodontal, cárie dentária, pericoronarite, reabsorção da raiz do segundo molar, cistos e tumores de origem dentária. Elimina ainda os fatores de riscos de dentes impactados (ainda dentro do osso) sob próteses, facilita o tratamento com aparelho ortodôntico. Porém, se contraindica em pacientes idosos, condição de saúde sistêmica comprometida e possibilidade de danos excessivos às estruturas ao redor do dente.

Implantodontia e Enxertos ósseos

Área da Odontologia que possibilita reabilitação da função mastigatória e devolve a estética ao paciente que perdeu um ou vários dentes.  É um procedimento muito comum nos dias de hoje, isso porque as taxas de sucesso têm sido cada vez maiores nos últimos anos.

Laserterapia de baixa potência

Auxilia no processo de cura de vários problemas que podem aparecer na boca. Como  no tratamento de lesões como o herpes labial, aftas, úlceras traumáticas, queilite angular e estomatite. O laser de baixa potência ajuda na redução da sintomatologia dolorosa, redução da inflamação e na reparação tecidual mais rápida, proporcionando muito conforto ao paciente. Além de diminuir a hipersensibilidade dentinária após clareamento, e auxilia no tratamento de DTM  e Dor Orofacial.

Dra Márcia Matsumoto Marques

Pin It on Pinterest